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Conteúdo da disciplina

Começando os conteúdos com o resumo de tudo o que será/está sendo dado em sala de aula. Com a ementa vocês poderão acompanhar a sequência, ler textos prévios e sugerir novos textos. Aos poucos atualizaremos com alguns ebooks e artigos indicados na bibliografia. Usem os comentários para sugestões e dúvidas!

No Google Docs:
https://docs.google.com/open?id=1DZhET_R08slJ9VcH-5WUEx364qs4YvJg5pQ8E4M6ClEW5h9ZUUfJKsUiw3rG

Aqui:


HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL
CARGA HORÁRIA: 60H


Ementa: A relevância da história do audiovisual na construção da identidade imagética brasileira. O patrimônio audiovisual das linguagens contemporâneas na televisão, no cinema e na internet. As novas estéticas dos produtos audiovisuais e as novas formas de representação. Rádio, TV e Cinema Digitais. A convergência audiovisual.

•Objetivos: Apresentar um panorama da trajetória do audiovisual no Brasil, desde os primórdios à convergência de mídia. Observar a dinâmica das transformações tecnológicas. Refletir sobre o papel do rádio, da tv, do cinema e da internet no país. Capacitar os estudantes no conhecimento do inventário audiovisual brasileiro. Apresentar aos estudantes as características principais dos novos produtos audiovisuais. Formular discussões sobre a construção da linguagem audiovisual dos meios de comunicação no país.

Conteúdo programático:
1. Teorias do Som e da Imagem.
2. A TV no Brasil.
3. O Cinema no Brasil.
4. A Internet no Brasil.
5. Analógico ao Digital: rádio, tv, cinema.
6. Convergência audiovisual.

Metodologia: aulas expositivas. Transparências. Projeções fílmicas. Discussões em sala. Leitura de textos.

Avaliação: participação em sala. Trabalhos individuais e em grupo.

Bibliografia específica:
ALMEIDA, M. J. Imagens e Sons – A nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção Questões da Nossa Época, vol 32)
BUCCI, Eugênio (org.) A TV aos 50. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. CURSINO, Adriana. Introdução ao Audiovisual. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
TAVARES, Olga. Tecnologia e mídia radiofônica: mudança de paradigma à vista. In: NUNES, Pedro (org.). Mídias Digitais e interatividade. João Pessoa: EDUFPB, 2009.
RAMOS, Fernando; MIRANDA, Luiz Felipe (orgs.) Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo:Senac, 2000.
WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço: de Dante à Internet. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

Bibliografia complementar:
COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema:espetáculo,narração,domesticação.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.
COUCHOT, E. A tecnologia na arte – da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: DUFRGS, 2003.
DA-RIN, Silvio. Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
EISENSTEIN, S. O Sentido do Filme. Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 1990.
FEDERICO, M. E.B. História da comunicação: rádio e TV no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 1982.
LEVY, Pierre. As Tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1996.
MANNONI, L. A Grande Arte da Luz e da Sombra – arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC - SP: UNESP, 2003.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1996.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema., vs. 1 e 2. São Paulo, Editora SENAC, 2005.
TEIXEIR,A Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo, Summus, 2004b.
OLIVEIRA, Denílson. História e audiovisual no Brasil do século XXI. Curitiba/PR:Juruá Ed, 2011.
STRAUBHAAR, Joseph e LaROSE, Robert. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
VILCHES, Lorenzo. A migração digital. São Paulo:Loyola, 2003.
ZAREMBA, Lilian. Divergências convergentes: a nova cultura radiofônica. Disponível em: . Acesso em: 12 jun 2011.

POSTED BY Alan Manga
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