Blogger news
Intercom Regional: Congresso em Recife tem inscrições até maio
Dicona: Sempre rola transporte pela UFPB para os eventos da Intercom de GRAÇA. Sendo em Recife provavelmente rolará um ônibus do CCHLA e sobre ele vocês podem se informar no CA ou na Coordenação de Comunicação. Geralmente o esquema inclui lista de aluno circulando nos corredores para garantir vaga. Run!
Notícia: Kodak - Falência e história
A longa batalha da Eastman Kodak chega a um momento histórico de recolhimento para reconfiguração interna. A empresa fundada há 131 anos desempenhou um papel crucial na fotografia ao levar tornar as máquinas acessíveis para pessoas comuns - algo que aplicativos reconfiguram em nossos celulares quase diariamente. No entanto, mesmo criando a primeira máquina digital, a Kodak nunca conseguiu o controle do mercado em tempos virtuais.
Veja um infográfico da Info sobre fotografia passando pela primeira câmera em 1975, Marimoon e suas fotos virtuais em 2002 e as notícias fotografadas por amadores em redes sociais.
1900: Anúncio Publicitário da Kodak com a "Garota Kodak" |
Com o pedido, a Kodak tenta garantir um tempo para a empresa se reorganizar financeiramente sem precisar paralisar os negócios e prejudicar seus 17 mil funcionários, que continuarão recebendo salários, enquanto a empresa continuará oferecendo seus serviços e produtos.
Durante o período de reoganização, a empresa tentará levantar recursos com a venda de patentes e ativos para pagar suas dívidas com credores. A empresa fechou um acordo com o Citigroup de um crédito de US$ 950 milhões para serem pagos em 18 meses, mas o negócio só será concretizado com autorização da Corte dos EUA.
De acordo com o comunicado postado no site da empresa, a expectativa é que a Kodak consiga se reestruturar para negócios nos Estados Unidos até 2013.
A Kodak possui diversas patentes relacionadas a captura de fotos digitais, e, nas últimas semanas, começou a entrar com processos contra empresas que violaram sua propriedade intelectual, incluindo Fuji e Apple.
Um pedido de falência da Kodak já era esperado no mercado. Nos últimos meses, as ações da empresa desvalorizaram mais de 90%, chegando a valer US$ 0,46 no começo deste ano.
Fundada em 1888 em Rochester, Nova York, a Kodak foi pioneira na produção de filmes fotográficos e lançou a primeira câmera digital do mercado, em 1991. Porém, a empresa foi superada por concorrentes e não conseguiu acompanhar o desenvolvimento do mercado de fotos digitais.
Em 2005, a empresa contratou como presidente o executivo Antonio Perez, que entrou na empresa depois de comandar o negócio de impressoras da Hewlett-Packard. Este segmento foi a última tentativa de reinvenção da companhia, mas se provou cara demais, enquanto as vendas de filmes despencaram drasticamente.
No entanto, no mundo virtual, outra tendência não captada (completamente) pela Kodak se intensificou: menos importância ao produto, mais ao conteúdo e ao relacionamento. A palavra-chave é experiência. Na verdade, a Kodak até tentou: criou câmeras digitais com um botão "compartilhar" para a fotografia circular automaticamente na web. O mais irônico disso é que durante a pesquisa para esse post (que tem colagens de diversos sites) encontramos notícias que afirmavam: "agora é a era do compartilhamento" pelo fato da Kodak aderir a esse botão, quando esta ação da empresa, mesmo reafirmando a era que vivemos, é primeiramente uma tentativa de sobreviver, de "refashion".
Se George Eastman conseguiu a façanha de popularizar o ato de fotografar em 1888, a era digital foi mais longe nesse processo, tornando ainda mais acessível essa experiência e transferindo às pessoas a capacidade de capturar quantas imagens quiserem. O fenômeno das redes sociais exacerbou isso com a avalanche de compartilhamento de fotos e aplicativos como o Instagram que tornou-se popular com o Iphone e agora com o sistema Android nos celulares. O Instagram é uma rede social onde cada usuário posta fotos de seu cotidiano com filtros semelhantes ao de câmeras instantâneas antigas.
Veja a história da Kodak em fotos
Cinema: Primeiras exibições dos irmãos Lumière
Os irmãos franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumiére e Louis Jean Lumiére foram os inventores do ” CINEMATOGRAPHE “ ( Cinematógrafo ) – máquina de filmar e projetor de Cinema. Junto com Georges Méliès ( criador do Cinema de Ficção ) são considerados os pais do Cinema, com suas criações transpondo a parte técnica e principalmente reforçando o ato de se contar histórias. A inspiração dos irmãos veio de uma demonstração do cinetoscópio em Paris em 1894. Ela despertou a combinação cinematográfica de um projetor e uma câmera, que resulta no Cinematógrafo. O nome é uma palavra grega que significa escrever com luz e movimento.
A primeira projeção pública de apresentação com o projetor construído pelos irmãos Lumière ocorreu em 28 de Setembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França.
Mas a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projeção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho. Apesar da fabricação do cinematógrafo, há informações que o verdadeiro inventor (não fabricante) do cinematógrafo tenha sido Léon Bouly em 1895.
O cinematógrafo é um dispositivo fotográfico que imprime uma sequência de imagens em película fotossensível.
Assista ” La Sortie de I`usine Lumiére à Lyon ”:
Entre seus filmes, um dos mais representativos foi ” L`Arrives d`un train en gare de la Ciotat ” ( Chegado do Trem à estação Ciotat ) – provocando panico na platéia com a chegada do trem à Estação como se fosse na sala de projeção. De conteúdos de Documentário, Atualidades ou como experiências Cômicas, produziram também ” Le Dejeuner de Bébé ” ( Almoço do Bebe ) e ” L`Arroseur arrosé ” ( Regador ).
Assista "L`Arrives d`un train en gare de la Ciotat":
Ler mais: A invenção de uma forma de arte no site da Kodak
O Blog
Seguidores
Categories
- Cinema (1)
- congressos (1)
- dicas (1)
- Ementa (1)
- foto (1)
- Fotografia (1)
- Infográfico (1)
- Irmãos Lumière (1)
- Notícias (1)
- Vídeo (1)
Popular Posts
-
A longa batalha da Eastman Kodak chega a um momento histórico de recolhimento para reconfiguração interna. A empresa fundada há 131 anos des...
-
Os irmãos franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumiére e Louis Jean Lumiére foram os inventores do ” CINEMATOGRAPHE “ ( Cinematógrafo ) – ...
-
Pagar por ideias não é algo barato atualmente quando não é grátis. No entanto, há como fazer disso algo menos caro se procurarmos nos lugare...
-
Começando os conteúdos com o resumo de tudo o que será/está sendo dado em sala de aula. Com a ementa vocês poderão acompanhar a sequência, l...
-
Todo ano acontecem dois grandes congressos de comunicação da Intercom: o congresso nacional e o regional , sendo estes dois dos maiores cong...
-
Primeira aula de Rádio e TV com História do Audiovisual --- Começando! Aqui vocês encontrarão conteúdo extra das aulas de História do Au...